A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) está trabalhando para eliminar a venda de diesel com alto teor de enxofre no Brasil. Um novo grupo de trabalho foi formado para criar um cronograma que levará o mercado a usar exclusivamente o diesel S-10, um combustível mais limpo e eficiente.
O diesel S-10, que contém apenas 10 ppm de enxofre, já é obrigatório em áreas urbanas e responde por dois terços das vendas de combustível da Petrobras. A ANP visa expandir esse padrão a todo o país, substituindo o diesel S-500 e S-1800, este último utilizado em termelétricas.
A mudança trará benefícios significativos para a qualidade do ar e a saúde pública, eliminando as emissões prejudiciais associadas ao diesel de maior teor de enxofre. O grupo de trabalho da ANP, que inclui diversas partes interessadas, tem até seis meses para elaborar um plano de transição.
Embora o diesel S-10 seja ligeiramente mais caro do que o S-500, a diferença de preço deve ser equilibrada pelos benefícios ambientais e de saúde. A Petrobras já planeja aumentar a produção de diesel S-10, investindo US$ 17 bilhões até 2028 para expandir sua capacidade de refino.
Os executivos do setor de combustíveis afirmam que a infraestrutura de distribuição já está pronta para a mudança, mas os investimentos em refino serão necessários. A Petrobras está preparada para atender a demanda crescente por diesel S-10, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
A iniciativa da ANP representa um passo crucial para um futuro mais sustentável no Brasil, promovendo a utilização de combustíveis mais limpos e protegendo a saúde e o meio ambiente.
Fonte: Folha de S.Paulo
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