O consumo de óleo diesel B, que mistura o óleo diesel com biodiesel, está prestes a alcançar novos patamares no Brasil. Segundo estimativas recentes da consultoria StoneX, a demanda deve atingir 67,5 bilhões de litros em 2024. Este número representa um aumento de 400 milhões de litros em relação às projeções anteriores, impulsionado por uma economia mais forte e o crescimento na demanda por transporte de cargas em todo o país.
A previsão para 2024 indica um crescimento de 3% no consumo de óleo diesel B, comparado ao ano anterior. Entre janeiro e agosto deste ano, as vendas de óleo diesel no Brasil subiram 3,6% em relação ao mesmo período de 2023, atingindo 44,7 bilhões de litros. Esse aumento reflete o fortalecimento de setores como a agropecuária, mineração e transformação, que são grandes responsáveis pelo crescimento das exportações e, consequentemente, da demanda por fretes.
A perspectiva para 2025 também é de continuidade no crescimento do consumo de óleo diesel B. De acordo com a StoneX, a demanda deve aumentar mais 2,4%, totalizando 69,1 bilhões de litros. Isso ocorre em função de expectativas positivas quanto às safras agrícolas e à manutenção do ritmo acelerado das atividades econômicas. O resultado será mais um recorde de consumo de diesel misturado com biodiesel no Brasil.
Além do óleo diesel B, o diesel A (puro) também deve ver um pequeno aumento na demanda, estimado em 0,7% para 2024. Isso se deve ao aumento na porcentagem de biodiesel misturado ao diesel vendido em postos de combustíveis, que passou de 12% para 14%.
Contudo, as importações de óleo diesel A devem crescer ainda mais, com previsão de alta de 4,3%, atingindo 15,1 bilhões de litros. Esse aumento se dá devido à exportação de diesel por estados como Bahia e Rio Grande do Norte, o que levou à necessidade de compensar a oferta interna por meio de compras externas.
Fonte: Terra
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Lei do Combustível do Futuro: um novo capítulo para o óleo diesel no Brasil