A adoção de combustíveis renováveis foi tema central do painel “O Papel do Diesel Verde na Transição Energética do Transporte”, realizado durante a COP29. O debate explorou como o diesel verde pode ser uma solução eficaz para reduzir emissões no setor de transporte pesado, um dos mais desafiadores em termos de descarbonização.
Vander Costa, presidente do Sistema Transporte, destacou que o diesel verde é uma alternativa viável no curto prazo, complementando iniciativas de longo prazo como eletrificação e hidrogênio verde. Além disso, ele enfatizou a relevância de integrar diferentes modais, como rodovias e ferrovias, para alcançar metas de sustentabilidade.
A secretária Yana Garcia compartilhou as experiências da Califórnia, pioneira na implementação de políticas voltadas para a descarbonização do transporte, como padrões de baixo carbono e incentivos à eletrificação. Essa abordagem equilibrada inspira outros países a buscar soluções viáveis e economicamente sustentáveis.
No Brasil, o senador Veneziano Vital do Rêgo ressaltou a importância da Lei do Combustível do Futuro, que reconhece o diesel verde como um recurso estratégico. Ele também destacou a necessidade de regulamentações claras para impulsionar o uso de biocombustíveis no país.
Daniel Bassani, representante da Embraer, trouxe insights sobre o SAF (Combustível de Aviação Sustentável), que compartilha tecnologia com o diesel verde. Ele enxerga o Brasil como um protagonista global na produção desses combustíveis, graças à sua capacidade de inovação e abundância de insumos.
O debate concluiu que o futuro do transporte depende de uma combinação de tecnologias emergentes e planejamento estratégico, com foco na medição de impactos e na transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente.
Fonte: CNT
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Lei do Combustível do Futuro: um novo capítulo para o óleo diesel no Brasil