O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, se reuniu no dia 22 de maio com Danilo Campos, presidente da Petrobras Biocombustível, e Denilson Ferreira, diretor de Biodiesel da estatal. A reunião ocorreu na sede da CNT em Brasília (DF) e contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e da diretora executiva adjunta, Fernanda Rezende.
Durante o encontro, Vander Costa destacou a política de biodiesel no Brasil e os impactos do aumento da mistura de biodiesel de base éster no diesel fóssil, atualmente em 14%, para o setor de transporte. Ele ressaltou que, embora o Projeto de Lei nº 4.516, conhecido como Combustível do Futuro, aprovado na Câmara, condicione o aumento da mistura a testes, muitos motores no Brasil não foram projetados para suportar essa composição de biodiesel.
Costa também enfatizou o trabalho do Sistema Transporte em promover a sustentabilidade no setor, destacando o programa Despoluir, o maior programa ambiental da iniciativa privada no Brasil, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT. Este programa tem gerado resultados significativos na busca por um transporte mais sustentável.
Ao final do encontro, ambas as partes expressaram a intenção de unir esforços para desenvolver iniciativas conjuntas que melhorem a qualidade do biodiesel no país. Esta parceria visa alinhar os interesses do setor de transporte e a produção de biocombustíveis, promovendo um combustível mais eficiente e sustentável para o mercado brasileiro.
Fonte: CNT
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Diesel Verde: o combustível que pode contribuir para metas da Agenda 2030 da ONU