Todos os motores movidos a diesel, sejam veículos ou geradores, não devem emitir fumaça visível no escapamento. Esse pode ser um indício de que alguma coisa pode estar errada em seu funcionamento ou até no abastecimento.
É fundamental que você preste atenção nesses detalhes no dia a dia para evitar maiores complicações e, possivelmente, gastos maiores.
No caso da fumaça, existem três tipos que podem ser vistos saindo pela tubulação em caso de problemas. Confira a seguir quais as principais causas de cada um e dicas para evitar tais problemas.
Primeiramente, vale lembrar que os motores a diesel mais recentes, especialmente os fabricados de 2012 em diante, têm injeção por duto único. São popularmente conhecidos como eletrônicos ou pelo termo em inglês, common rail.
Hoje ocupam a maior parte dos motores em funcionamento e exigem óleo diesel com menos partes de enxofre por milhão, como o S10.
Esses veículos ou geradores com esse tipo de injeção são precisos e nunca vão soltar fumaça visível pelo escapamento, ao contrário dos mais antigos que podiam exibir pouca fumaça preta.
Levando esses novos motores em consideração, vamos aos tipos de fumaça.
Se o escapamento estiver exibindo fumaça branca, é sinal que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão.
No motor há diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Logo, isso acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida.
Além disso, é possível que o líquido de arrefecimento esteja baixando mais rápido que o normal.
Caso você veja fumaça azulada saindo do escapamento, pode ser um problema mais grave.
Isso significa que o óleo do motor está sendo queimado na câmara de combustão, levando a sérios problemas no motor, que será danificado por falta de lubrificação.
Geralmente, o problema acontece devido a anéis de pistão desgastados ou quebrados. Ou seja, a fumaça azul indica a necessidade de reparo urgente no motor.
Também é possível que você note o nível do óleo baixando rapidamente.
Apesar de ser normal encontrar fuligem preta na parte interna do escapamento, a fumaça preta indica que a mistura de ar e combustível está muito alta.
Isso significa que o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado, injetando mais combustível do que deveria. Assim, o excesso de combustível entra no escapamento ainda em combustão, formando a fumaça.
O ideal é procurar um mecânico de confiança que realize a limpeza, verifique as velas de ignição e regule o sistema de alimentação.
Além de danificar o motor, a fumaça preta pode indicar um consumo maior de combustível do que deveria.
Como muitos problemas relacionados a motores a diesel, a prevenção é sempre a melhor saída.
Por isso, sempre realize revisões periódicas em seu veículo ou gerador, e mantenha os tanques devidamente higienizados. Assim, você pode prever problemas antes que eles se tornem dores de cabeça.
Além disso, o combustível utilizado no abastecimento deve ser de boa qualidade. Procure fornecedores confiáveis, com procedência garantida e qualidade atestada, como a Sol Diesel.
Procurando um fornecedor de confiança? Nós sabemos que a qualidade do combustível é item fundamental para garantir a eficiência do seu trabalho. Por isso, nós trabalhamos ativamente na apuração do diesel com testes de laboratório que certificam sua procedência.
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