A possibilidade de adicionar um mandato adicional ao diesel renovável (Diesel R) na mistura obrigatória com o diesel fóssil tem sido discutida como uma alternativa para ampliar a participação dos biocombustíveis.
Abaixo está a proposta do diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, e as perspectivas para a incorporação do Diesel R em conjunto com o biodiesel.
O Diesel R, desenvolvido pela Petrobras, possui um percentual renovável de até 7% de óleo vegetal em sua composição, apresentando características físico-químicas semelhantes ao diesel S10 Petrobras.
Essa característica possibilitaria a mistura do Diesel R com o diesel B, que já contém biodiesel em uma parcela de 12%. Tolmasquim destaca que a intenção não é substituir o biodiesel, mas sim adicionar um valor extra ao Diesel R, mantendo a indústria de biodiesel em vigor.
A possibilidade de um mandato adicional para o Diesel R poderia gerar uma demanda adicional por óleos vegetais, especialmente aqueles produzidos a partir da soja, que atualmente dominam a oferta de matéria-prima para o biodiesel.
No entanto, a falta de regulamentação específica para o Diesel R é um desafio enfrentado pela Petrobras, dificultando a monetização desse combustível renovável.
Fonte: BOL Uol
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Petrobras alcança recorde histórico na produção de Diesel S10, impulsionando a sustentabilidade