A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), em seu relatório mensal divulgado nesta terça-feira (12), avaliou que a demanda mundial por petróleo está projetada para experimentar um crescimento robusto em 2024. Este aumento é impulsionado principalmente pela China e pelas necessidades crescentes do transporte aéreo.
De acordo com as estimativas da OPEP, espera-se que o mundo consuma em média 104,5 milhões de barris diários (mbd) de petróleo este ano e 106,3 milhões em 2025, em comparação com os 102,2 mbd em 2023, números quase idênticos aos divulgados em seu relatório de fevereiro.
A OPEP, no entanto, ressalta que "essas previsões estão sujeitas a muitas incertezas, incluindo a evolução econômica mundial".
Regionalmente, prevê-se que a maior parte do crescimento da demanda ocorra nas economias não pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com uma expansão de quase 2 mbd em 2024. Este crescimento é impulsionado principalmente pela China e apoiado pelo Oriente Médio, outros países asiáticos, Índia e América Latina. Por outro lado, os membros da OCDE, que incluem os países mais ricos, representariam uma pequena parte do crescimento da demanda por petróleo.
Para 2025, prevê-se que a demanda global por petróleo continue crescendo, porém a um ritmo mais lento de 1,8 mbd, com um aumento de 0,1 mbd na OCDE e de 1,7 mbd nos demais países.
Fonte: text
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Petrobras aumentará a produção de diesel renovável em 146% este ano