De acordo com as últimas projeções da consultoria StoneX, o consumo de diesel B – que já vem misturado com biodiesel – no Brasil está em alta. Para 2024, a estimativa de alcance foi de 67,7 bilhões de litros, um acréscimo de cerca de 200 milhões de litros em relação a previsões anteriores, impulsionado pelo avanço econômico e pelo aumento da demanda por fretes.
Para 2025, a projeção revisada aponta para 69,9 bilhões de litros, representando um crescimento de 3,2% no consumo em relação ao ano anterior. Além disso, o consumo de diesel A (puro) deve subir 1,9% neste ano, evidenciando a continuidade do forte desempenho do setor.
O cenário para o biodiesel também é bastante promissor. Para 2025, as estimativas indicam que as vendas de biodiesel subirão para 10,2 bilhões de litros – um crescimento de 11,1% comparado a 2024. Esse ajuste positivo está relacionado, entre outros fatores, a uma ligeira redução na participação do óleo de soja na matriz, que passou de 8,3 para 8,2 milhões de toneladas, ainda representando um incremento anual de 16,7% no consumo, com a soja respondendo por cerca de 75% da matéria-prima para a produção de biodiesel no Brasil.
Outro ponto relevante é a alteração prevista para março deste ano, quando a mistura de biodiesel no diesel comercial, atualmente em 14%, deverá ser elevada para 15%. Essa mudança reforça o compromisso com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade do combustível no país.
Fonte: Revista Panews
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Lançamento de óleo diesel de alta eficiência para o agronegócio