• Início
  • Blog
  • Produção de petróleo do Brasil cresce 11,2% em um ano
Diesel S10

Produção de petróleo do Brasil cresce 11,2% em um ano

A produção de petróleo no Brasil continua apresentando números sólidos, registrando um crescimento expressivo no mês de maio.

De acordo com um boletim divulgado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), as atividades das principais produtoras do país impulsionaram esse avanço, enquanto a Petrobras teve um aumento mais discreto.

Crescimento geral da produção e protagonismo das produtoras privadas

Em maio, a produção brasileira de petróleo apresentou um aumento de 11,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 3,2 milhões de barris por dia (bpd).

Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelas produtoras privadas do país, como Shell, TotalEnergies e Petrogal Brasil, da Galp, que possuem uma forte presença no pré-sal. Essas empresas registraram um aumento significativo em sua produção, contribuindo para os resultados positivos do setor.

Destaque para o campo de Mero no pré-sal e desempenho geral

Um dos destaques do aumento da produção em maio foi o campo de Mero, localizado na Bacia de Santos, no pré-sal. Esse campo registrou uma média de produção de 208.182 bpd, representando um avanço considerável em relação ao mesmo mês do ano anterior e a abril. Com esse desempenho, Mero se tornou o terceiro maior produtor de petróleo do Brasil, ultrapassando Sapinhoá, também localizado no pré-sal da Bacia de Santos.

Os campos de Tupi e Búzios continuaram liderando a produção no Brasil. Tupi registrou uma média de 835.365 bpd em maio, enquanto Búzios somou 539.090 bpd, ambos apresentando um aumento em relação ao ano anterior. No geral, a produção de petróleo e gás do pré-sal representou 77,8% da produção total do Brasil, totalizando 3,196 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed).

Além do crescimento na produção de petróleo, a produção de gás natural também apresentou um aumento significativo em maio, atingindo uma média de 144,4 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). Esse número representa um avanço de 2% em relação a abril e de 9,6% em comparação ao ano anterior.

Fonte: Terra

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Diesel no Brasil com preços abaixo do nível internacional

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO