• Início
  • Blog
  • Prós e contras do aumento do biodiesel na composição do diesel geram discussões
Diesel S10

Prós e contras do aumento do biodiesel na composição do diesel geram discussões

A crescente discussão sobre a elevação da proporção de biodiesel no óleo diesel comercializado no Brasil tem gerado um intenso debate entre o agronegócio e o setor de energia. Atualmente, o biodiesel representa 14% da composição do diesel derivado do petróleo, e a expectativa é que esse percentual alcance 20% até 2030.

O professor Pedro Luiz Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo, conduz uma análise minuciosa dos benefícios e desafios associados ao uso desses combustíveis, bem como dos motivos subjacentes ao embate entre os defensores do biodiesel e seus oponentes.

Vantagens

Segundo o especialista, uma das principais vantagens do biodiesel é sua fonte renovável de energia, que não contribui para o aumento do efeito estufa, ou seja, não agrava as mudanças climáticas. Ele esclarece que, embora a queima desse combustível libere dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, esse CO2 é absorvido pelas plantas por meio da fotossíntese, sendo reciclado constantemente e não se acumulando no ambiente.

Além disso, o professor destaca os benefícios econômicos da produção de biodiesel, que incluem a geração de empregos no setor agrícola e a redução da vulnerabilidade aos preços voláteis do petróleo no mercado internacional. Segundo ele, fatores geopolíticos e econômicos podem provocar instabilidade nos preços do petróleo e, consequentemente, nos combustíveis derivados desse recurso.

Resistência

No entanto, há resistência à adoção do biodiesel, principalmente devido ao seu menor poder calorífico em comparação ao diesel convencional, o que pode resultar em uma diminuição da potência dos motores. Além disso, o biodiesel é conhecido por sua capacidade higroscópica, ou seja, por absorver umidade do ambiente, o que pode levar ao acúmulo de água nos tanques de combustível e causar problemas de funcionamento nos motores.

Agronegócio e Setor de Energia

Pedro Luiz Côrtes observa que a votação para aumentar a proporção de biodiesel no óleo diesel está próxima no Congresso, e o governo tende a apoiar essa medida, apesar da possível resistência do setor de energia. Por outro lado, o agronegócio e a bancada ruralista apoiam a decisão, pois implica em uma maior demanda por culturas produtoras de biodiesel, como a soja.

"Um aumento na produção de soja para atender a essa demanda seria extremamente favorável para os produtores desse cultivo. Além disso, o Brasil tem alcançado ganhos significativos de produtividade sem necessariamente expandir suas áreas cultivadas, graças à aplicação de tecnologia avançada no campo", conclui o professor Côrtes.

Fonte: Jornal da USP

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Petrobras aumentará a produção de diesel renovável em 146% este ano

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO