O mercado de combustíveis no Brasil registrou um desempenho histórico em outubro de 2024, com as vendas de diesel B pelas distribuidoras atingindo 6,23 bilhões de litros, segundo a ANP. Esse número representa um crescimento de 8,1% em relação ao mesmo mês de 2023 e reflete o aquecimento de setores cruciais da economia, como transporte e logística.
A retomada econômica foi o principal motor desse crescimento. Segundo especialistas, o aumento da demanda por transporte de cargas tem sido um dos maiores responsáveis pela alta no consumo do diesel B, combustível essencial para o funcionamento da cadeia logística brasileira.
“O resultado estende e aprofunda a tendência que se observa ao longo do último ano, conforme uma economia mais aquecida em diversos setores impulsiona a demanda por fretes e, consequentemente, o consumo de diesel B (já misturado com biodiesel)”, afirma a analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Isabela Garcia, em nota.
No acumulado do ano, foram vendidos 56,7 bilhões de litros, um aumento de 3,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Apesar da expectativa de desaceleração sazonal no consumo em dezembro, o desempenho geral de 2024 deve se consolidar como um dos mais positivos da última década.
Enquanto o diesel registra alta, o consumo de gasolina segue um ritmo mais tímido. Apesar do crescimento de 3,9% em outubro, a gasolina acumula queda de 4,5% no ano, com 36,5 bilhões de litros comercializados.
Fonte: Forbes
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Lei do Combustível do Futuro e opinião pública