Todos os motores movidos a diesel, sejam veículos ou geradores, não devem emitir fumaça visível no escapamento. Se você percebeu fumaça branca saindo do escapamento, esse pode ser um sinal de que algo está errado com o funcionamento do motor ou com o abastecimento.
Observar esses detalhes no dia a dia é fundamental para evitar complicações maiores e possíveis gastos com manutenção corretiva. Neste artigo, explicamos as principais causas da fumaça branca e de outros tipos de fumaça que podem sair do escapamento, além de como evitar esses problemas.
Se você notar fumaça branca saindo do escapamento, isso indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. Esse problema pode ocorrer devido a:
Se isso acontecer, procure um mecânico de confiança o quanto antes para evitar danos graves ao motor. Em motores recentes a fumaça é mais preocupante Primeiramente, vale lembrar que os motores a diesel mais recentes, especialmente os fabricados de 2012 em diante, têm injeção por duto único. São popularmente conhecidos como eletrônicos ou pelo termo em inglês, common rail.
Hoje ocupam a maior parte dos motores em funcionamento e exigem óleo diesel com menos partes de enxofre por milhão, como o S10.
Esses veículos ou geradores com esse tipo de injeção são precisos e nunca vão soltar fumaça visível pelo escapamento, ao contrário dos mais antigos que podiam exibir pouca fumaça preta.
Se o escapamento estiver soltando fumaça azulada, isso significa que o óleo do motor está sendo queimado na câmara de combustão. As principais causas incluem:
Esse é um problema grave que pode comprometer a integridade do motor. Se identificado, busque manutenção imediata.
A fumaça preta indica que a mistura de ar e combustível está desregulada, com excesso de combustível na câmara de combustão. Isso pode ocorrer devido a:
Para resolver, é indicado procurar um mecânico para ajustes e regulações no motor. Como evitar a fumaça no escapamento? Como muitos problemas relacionados a motores a diesel, a prevenção é sempre a melhor saída.
Por isso, sempre realize revisões periódicas em seu veículo ou gerador, e mantenha os tanques devidamente higienizados. Assim, você pode prever problemas antes que eles se tornem dores de cabeça.
Além disso, o combustível utilizado no abastecimento deve ser de boa qualidade. Procure fornecedores confiáveis, com procedência garantida e qualidade atestada, como a Sol Diesel.
Procurando um fornecedor de confiança? Nós sabemos que a qualidade do combustível é item fundamental para garantir a eficiência do seu trabalho. Por isso, nós trabalhamos ativamente na apuração do diesel com testes de laboratório que certificam sua procedência.
E para realizar o abastecimento em todo o estado de São Paulo, nossa frota possui veículos que se utilizam da melhor tecnologia possível para a redução na emissão de poluentes, com bico de abastecimento, contador de volumes e rastreados via GPS.
A Sol Diesel está preparada para atender qualquer demanda de volume, mesmo que fracionado, nas mais difíceis situações de entrega.
Para dúvidas ou mais informações sobre como adquirir um combustível de qualidade entre em contato com a Sol Diesel e faça um orçamento.
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Vantagens de um serviço contínuo de entrega de combustível