Rudolf Diesel, inventor franco-alemão, patenteou em 1893 um motor de combustão interna que não necessitava de uma fonte externa de ignição para incendiar o combustível. No início, Diesel utilizou óleo de amendoim como combustível para seu motor, uma vez que a indústria do petróleo ainda não havia desenvolvido hidrocarbonetos adequados para essa finalidade.
Com o tempo, o combustível utilizado em seu motor passou a ser conhecido como "óleo diesel", em homenagem ao seu inventor. No entanto, existem diferentes nomenclaturas para esse combustível em todo o mundo, como "gasóleo" na Europa.
Atualmente, com a transição energética em curso, novos tipos de diesel estão surgindo, e a descrição de cada um deles pode ajudar a esclarecer dúvidas e confusões sobre suas características e nomenclaturas, como a diferença entre o diesel verde e o biodiesel, e o que é o diesel renovável.
O óleo diesel A é um tipo de combustível produzido a partir do petróleo em refinarias, centrais de matérias-primas petroquímicas e formuladores, destinado a veículos com motores do ciclo Diesel para uso rodoviário. Esse combustível não possui adição de biodiesel e é utilizado na formulação do diesel B no Brasil.
O Diesel B é composto por óleo diesel A ao qual é adicionado biodiesel (B100) no teor determinado pelas normas vigentes. Geralmente, a mistura é realizada nas distribuidoras de combustível. A Resolução ANP 50/2013 especifica as características de qualidade do Diesel A e B, que são encontrados pelos consumidores nos postos revendedores.
De acordo com a ANP (RANP 45/2014), biodiesel é um combustível composto por alquil ésteres de ácidos carboxílicos de cadeia longa, que é produzido a partir da transesterificação e/ou esterificação de matérias graxas, de gorduras de origem vegetal ou animal.
Simplificando, o biodiesel é obtido pela reação de óleos ou gorduras com um álcool, sendo que o metanol é o mais comum. Quando produzido, ele é chamado de biodiesel B100 e, posteriormente, é misturado com óleo diesel A para a criação do Diesel B, que pode ser utilizado em outras aplicações.
A mistura de biodiesel B100 com óleo diesel mineral é denominada BXX, onde XX representa a porcentagem em volume de biodiesel na mistura. Por exemplo, o diesel B10 é composto por 10% de biodiesel (B100) e 90% de óleo diesel mineral.
No Brasil, a Lei 11.097/05 define o biodiesel como um biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.
Embora a lei apresente um conceito amplo de biodiesel, a resolução da ANP restringe o termo ao éster de esterificação ou transesterificação.
O diesel renovável ou verde é um tipo de diesel que é produzido a partir de fontes renováveis e é compatível com motores do ciclo diesel. As especificações para a produção de diesel renovável podem variar em diferentes partes do mundo, com diferentes processos ou matérias-primas sendo considerados.
Por exemplo, a norma europeia EN-15940 inclui produtos produzidos por hidrotamento de óleos ou gorduras, bem como síntese de gás. As únicas limitações são que o CO2 e o hidrogênio utilizados devem ser de origem renovável, podendo ser obtidos a partir de biomassa ou captura de CO2 do ar com hidrogênio proveniente de eletrólise da água.
No Brasil, a Resolução ANP 842 de 2021 lista cinco opções de tecnologia para a produção de diesel verde, mas limita a rota de síntese de gás a matérias-primas obtidas a partir de biomassa.
O HVO é um tipo de diesel verde ou renovável que é bastante produzido no mundo. Em relação às outras rotas, ele é mais barato, tem maior desenvolvimento tecnológico e é um produto de alta qualidade, sendo adequado para as tecnologias veiculares mais modernas.
O diesel verde é quimicamente semelhante ao diesel de petróleo e pode ser usado na sua forma pura, chamada de R100, como um combustível drop-in, ou misturado com diesel de petróleo ou biodiesel em várias proporções. As misturas de diesel verde e diesel de petróleo são rotuladas com um R seguido pela porcentagem (por volume) do teor de diesel verde. Por exemplo, uma mistura de 20% de diesel verde e 80% de diesel de petróleo é chamada de diesel R20.
Vale lembrar que nem todo diesel verde é um HVO, mas todo HVO é um diesel verde. O diesel verde pode ser produzido por outras rotas tecnológicas além do HVO.
O diesel R é um tipo de diesel que contém uma porção de diesel verde (HVO) em sua composição e é produzido exclusivamente pela empresa. A produção ocorre na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), localizada em Araucária (PR), por meio de um processo de coprocessamento de óleo diesel mineral e óleo vegetal em uma unidade de hidrotratamento (HDT).
Na REPAR, o diesel R pode ser produzido com teores de 5% a 10% de HVO em sua composição, resultando em misturas que variam de diesel R5 a diesel R10. Outros projetos de coprocessamento e produção de diesel R estão em desenvolvimento em refinarias como a de Cubatão (RPBC), Paulínia (REPLAN) e Duque de Caxias (REDUC).
Vale ressaltar que, de acordo com a legislação atual, o diesel R ainda precisa obrigatoriamente ter biodiesel adicionado em sua composição, conforme determinado por lei. Por exemplo, se for adicionado 10% de biodiesel ao diesel R5, o resultado será o diesel B10R5, que chegará aos consumidores.
Procurando um fornecedor de confiança? Nós sabemos que a qualidade do combustível é item fundamental para garantir a eficiência do seu trabalho. Por isso, nós trabalhamos ativamente na apuração do diesel com testes de laboratório que certificam sua procedência.
E para realizar o abastecimento em todo o estado de São Paulo, nossa frota possui veículos que se utilizam da melhor tecnologia possível para a redução na emissão de poluentes, com bico de abastecimento, contador de volumes e rastreados via GPS.
A SOL Diesel está preparada para atender qualquer demanda de volume, mesmo que fracionado, nas mais difíceis situações de entrega.
Clique aqui e solicite orçamento!
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Governo federal estuda medidas para manter arrecadação de impostos sobre combustíveis