Já faz meses que o preço do óleo diesel está elevado, além de sofrer com margens estreitas nas operações. Mesmo assim, o Brasil nunca importou tanto volume do combustível em um só mês.
Segundo números recentes do Ministério da Economia, somente no mês de setembro, cerca de 1,97 milhão de metros cúbicos do derivado do petróleo entraram no país, marcando um novo recorde.
Anteriormente a esse marco, somente em novembro de 2019 é que os importadores se aproximaram deste número, quando 1,91 milhão de metros cúbicos do produto chegaram ao Brasil.
Setembro foi o terceiro mês consecutivo em que as importações de óleo diesel estiveram em alta.
Os números impressionam após junho, onde pouca quantidade do combustível veio de fora: naquele mês, menos de 945,2 mil m³ entraram no país.
A partir daí, mais de 5,1 milhões de m³ de diesel já chegaram aos portos brasileiros, representando praticamente um terço acima dos 3,82 milhões de m³ no somatório das importações registradas de julho a setembro do ano passado.
A notícia contribui para dar mais tranquilidade ao mercado brasileiro ao longo do segundo semestre de 2022.
A BSBios, maior produtora de biodiesel no Brasil, faturou aproximadamente US$ 12,9 milhões – cerca de R$ 68,7 milhões – com exportação do biodiesel para a Holanda em setembro, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia.
No total, o volume foi de 9,71 mil toneladas, que saiu do terminal da Cattalini, no Porto de Paranaguá, no Paraná.
A quantidade de biodiesel pode ser convertida para cerca de 10,8 mil metros cúbicos, superando os 9 mil m³ que saíram em junho.
Assim, essa passa a ser a maior exportação do biocombustível do Brasil desde dezembro de 2015.
Fonte: BiodieselBR
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Gasolina e diesel sofrem aumento após privatização de refinaria da Bahia