Na hora de abastecer o seu veículo, certamente você já notou que os postos brasileiros vendem três tipos de combustível: a gasolina, o óleo diesel e o etanol.
Esses são, sem sombra de dúvidas, os grandes responsáveis por fazer a frota nacional circular. Mas você sabe quais são as diferenças entre esses combustíveis?
Basicamente, podemos caracterizá-los de acordo com a origem e aplicação. A seguir, esclarecemos melhor esses aspectos.
Boa leitura!
Tanto o óleo diesel quanto a gasolina são extraídos a partir de uma fração do petróleo; a diferença é que cada um desses produtos é extraído a partir de uma temperatura de destilação diferente.
Já o etanol é obtido a partir da cana-de-açúcar desde a década de 1970, quando o governo brasileiro lançou um programa de incentivo à produção desse combustível, com o objetivo de deixar a economia nacional menos dependente dos derivados de petróleo.
Por ser de origem vegetal, é menos poluente, emite menos gases de efeito estufa e é, portanto, mais coerente com políticas de sustentabilidade.
Após a destilação da cana, o etanol extraído passa por um processo de hidratação, onde se adiciona uma fração de 4,9% de água para que consiga lubrificar os componentes internos do motor, como ocorre com a gasolina.
Por isso, apesar de ter sido chamado de álcool por muitos anos e de atualmente constar nas bombas como etanol, o nome correto do produto é etanol hidratado.
Embora diesel e gasolina sejam menos amigáveis ao meio ambiente, medidas como a obrigatoriedade da adição de biodiesel ao diesel e de etanol à gasolina, visam diminuir os impactos ambientais causados pela queima desses produtos.
A adição de biocombustíveis é uma tendência. Estima-se que essa proporção cresça ainda mais nos próximos anos.
Quando consideramos a aplicação, também podemos verificar diferenças entre os combustíveis utilizados nacionalmente.
O óleo diesel é utilizado para abastecer veículos grandes, como algumas pick ups, ônibus, caminhões, carretas e grandes embarcações, além de maquinário pesado e geradores de energia.
Já o etanol e a gasolina são os combustíveis utilizados nos tanques de veículos leves, como carros de passeio e motocicletas.
Essas são as principais diferenças entre os combustíveis utilizados pelos brasileiros. Com o aumento da produção do etanol, o país conseguiu diversificar a oferta desses insumos e inúmeros motores movidos a etanol surgiram.
A produção de etanol também foi responsável pela geração de emprego no campo, especialmente nas lavouras de cana-de-açúcar.
Atualmente, a maior parte dos veículos tem motor flex, que admite tanto gasolina quanto etanol, o que garante mais liberdade e oportunidade de economia para os motoristas.
Gostou do artigo? Então saiba mais sobre os fatores que influenciam o preço do óleo diesel!