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Diesel S10

Alteração das especificações do diesel é aprovado pela ANP

A Diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou uma resolução crucial no dia 25 de abril, estabelecendo novas especificações nacionais para os óleos diesel de uso rodoviário, juntamente com medidas de controle de qualidade.

Esta resolução representa um passo significativo na busca por combustíveis mais eficientes e menos poluentes, alinhando-se às diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Principais alterações nas especificações do diesel

Entre as principais mudanças introduzidas por essa resolução estão ajustes nos limites de diversos parâmetros para os tipos de diesel S10 e S500, como estabilidade à oxidação, ponto de entupimento à frio, índice de acidez e teor de água.

Além disso, foram incluídas exigências relacionadas às boas práticas de manuseio, transporte e armazenamento dos óleos diesel A e B, visando garantir a qualidade em todas as etapas da cadeia produtiva.

Introdução do Diesel C e descontinuidade de tipos antigos

Uma das mudanças mais significativas é a introdução do coprocessamento como uma alternativa de produção de óleo diesel, resultando na criação do óleo diesel C. Essa adição à matriz de combustíveis de transporte do país representa um avanço rumo a uma matriz energética mais sustentável, contribuindo para a redução das emissões de dióxido de carbono.

A resolução também estabelece a descontinuidade do óleo diesel S500 de uso rodoviário e do S1800 de uso não rodoviário, substituindo-os pelo diesel S10, de baixo teor de enxofre.

Impacto e próximos passos

Essas medidas representam uma continuação do processo iniciado em 2013 para substituir gradualmente os óleos diesel de alto teor de enxofre por produtos mais limpos. Com a implementação dessas mudanças, espera-se não apenas benefícios para o meio ambiente e para a saúde pública, mas também uma melhoria na experiência do consumidor, proporcionando combustíveis mais eficientes e menos poluentes em todo o território nacional.

Agora, a ANP, em conjunto com produtores e importadores, terá até seis meses para elaborar um plano e cronograma detalhados para a substituição completa do S500 e S1800 pelo S10.

Fonte: gov.br

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Leia também: Petrobras aumentará a produção de diesel renovável em 146% este ano

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