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Diesel Verde: o combustível que pode contribuir para metas da Agenda 2030 da ONU

O diesel verde, um combustível sustentável produzido a partir de fontes renováveis, é uma aposta importante para reduzir as emissões de carbono e alcançar as metas de sustentabilidade estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU.

O governo federal brasileiro tem um plano ambicioso para aumentar gradualmente a proporção de diesel verde no mercado de combustíveis, como parte do projeto "Combustível do Futuro." Isso impactará diretamente o transporte rodoviário de cargas, influenciando as operações das empresas e a indústria de transporte como um todo.

A transição para o Diesel Verde e a sustentabilidade

A transição para o diesel verde é uma parte essencial dos esforços do governo brasileiro para tornar o setor de transportes mais sustentável e reduzir as emissões de carbono. O plano de aumentar a participação do diesel verde de 1% a 3% no mercado entre 2027 e 2037 está alinhado com a busca de soluções mais ecológicas para cumprir as metas da ONU.

Além disso, esse "plano de transição verde" abrange uma ampla gama de iniciativas que incluem a conservação e restauração florestal, saneamento, gestão de resíduos, ecoturismo, agricultura de baixa emissão, energia renovável, mobilidade urbana e infraestrutura verde.

O impacto no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC)

O diesel verde tem um papel crucial no TRC, já que é a principal fonte de combustível para caminhões. O Setcepar, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná, reconhece a importância dessa transição para um futuro mais limpo e sustentável.

A tendência global de adoção de combustíveis sustentáveis está mudando a forma como o TRC opera, e o diesel verde surge como uma alternativa menos poluente em relação ao diesel fóssil.

Colaboração entre empresas e governo para uma mudança efetiva

Para que essa mudança aconteça de maneira eficaz, é necessária uma colaboração sólida entre as empresas do setor de transportes e o governo. As empresas podem começar a adotar práticas mais sustentáveis, como investir em veículos movidos a gás natural e biocombustíveis, além de implementar estratégias de direção mais eficientes.

Por sua vez, o governo deve não apenas investir em biocombustíveis, mas também avaliar como essas mudanças estão sendo recebidas e implementadas pelas organizações. O presidente do Setcepar, Silvio Kasnodzei, destaca a necessidade de treinamento e conscientização, enfatizando que o diesel verde é mais do que uma opção - é uma necessidade para um futuro sustentável.

Essas ações conjuntas entre empresas e governo são cruciais para garantir que o diesel verde desempenhe um papel fundamental na transformação do setor de transporte e contribua para um ambiente mais limpo e saudável.

Fonte: Diário do Comércio

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

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