Com o objetivo de diminuir a necessidade de importação de diesel e elevar a produção nacional, a Petrobras tem investido fortemente na otimização e ampliação de suas refinarias. Em uma entrevista recente, a presidente da empresa, Magda Chambriard, detalhou as ações da Petrobras, que incluem tanto o aumento do uso da capacidade instalada quanto a expansão das refinarias de Abreu e Lima, em Pernambuco, e de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
“A primeira coisa que nós nos orgulhamos muito é da plena otimização das instalações. Para uma indústria, não pode ter nada pior do que ter uma instalação que não funciona a plena carga. Então, maximizar o retorno das nossas instalações é o que mais pretendemos”, explicou Chambriard.
A Petrobras estima que a ampliação das refinarias, especialmente no complexo de Duque de Caxias, resultará em um aumento de até 50% na capacidade média de produção a médio prazo. Isso, somado aos ajustes realizados em refinarias ao redor do país, tem como objetivo principal expandir a produção de diesel e reduzir a dependência brasileira de diesel importado, que atualmente responde por cerca de 20% do consumo nacional.
Atualmente, o Brasil depende de importações para cerca de 20% do diesel consumido. Com as expansões, espera-se reduzir essa dependência significativamente. Embora Chambriard tenha evitado cravar a autossuficiência plena, acredita que o Brasil se aproximará dessa meta com os novos investimentos.
Fonte: CNN
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Avanço no uso de Biodiesel no Brasil: sustentabilidade e descarbonização