• Início
  • Blog
  • Vendas de Diesel R são iniciadas em São Paulo
Diesel S10

Vendas de Diesel R são iniciadas em São Paulo

A Petrobras anunciou uma expansão estratégica em São Paulo, marcada para a primeira semana de março, por meio da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) em Cubatão. Nessa iniciativa, a empresa apresenta o diesel coprocessado com 5% de óleo vegetal, denominado diesel R, uma solução inovadora que combina combustível fóssil com uma porcentagem renovável.

Diesel R: redução de 60% em emissões de gases poluentes

O diesel R utiliza uma rota tecnológica que possibilita a produção do combustível com uma significativa parcela renovável. Comparativamente ao diesel mineral, estima-se uma redução de pelo menos 60% nas emissões associadas à porção renovável, destacando o compromisso da Petrobras com a sustentabilidade.

Uma característica distintiva do diesel R é a sua compatibilidade com motores convencionais, eliminando a necessidade de adaptações ou alterações. A empresa enfatiza que essa iniciativa representa mais um avanço para atender à crescente demanda por soluções sustentáveis e redução de emissões no mercado.

Claudio Schlosser, diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, ressalta que a oferta do diesel com conteúdo renovável é parte integrante da estratégia da empresa para atender às necessidades de um mercado cada vez mais voltado para a sustentabilidade.

Petrobras pretende incluir o Diesel R no mercado brasileiro

A comercialização do diesel R teve início na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, consolidando-se antes da expansão para Cubatão. A Petrobras informa que outros testes de produção de Diesel R5 foram realizados em refinarias como a Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, e a Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo. Essas iniciativas fazem parte dos esforços da empresa para diversificar e fortalecer sua presença no mercado de biocombustíveis.

Vale destacar que a Petrobras busca a inclusão do diesel R no mandato de biocombustíveis do Brasil, complementando o já existente para o biodiesel. A empresa reitera que seu objetivo não é competir com o biodiesel, mas agregar valor ao mercado, contribuindo para uma matriz energética mais sustentável.

A partir de 1º de março, a fatia obrigatória de biodiesel no diesel vendido nos postos do país foi aumentada de 12% para 14%, refletindo o compromisso do Brasil com a ampliação do uso de biocombustíveis.

Com a RPBC em Cubatão como novo ponto de comercialização, a Petrobras avança em sua missão de promover alternativas de energia mais amigáveis ao meio ambiente, alinhando-se às demandas de um mercado que busca soluções sustentáveis e de baixo impacto ambiental.

Fonte: Uol

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Diesel Verde: o combustível que pode contribuir para metas da Agenda 2030 da ONU

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO