A Refinaria de Paulínia (Replan), destacada como a maior instalação da Petrobras, está dando início a uma fase crucial de testes para a produção do Diesel R5, um novo derivado com 5% de conteúdo renovável.
Nessa etapa inicial, aproximadamente 21 milhões de litros do combustível foram produzidos, marcando um avanço significativo na busca por alternativas sustentáveis no setor de diesel.
O Diesel R5 é concebido a partir de um processo de coprocessamento que combina derivados de petróleo com matérias-primas vegetais, como óleo de soja.
A Petrobras destaca que essa abordagem sustentável resulta em uma redução de emissões de pelo menos 60% em comparação com o diesel mineral convencional. A versatilidade do Diesel R5 é evidente, permitindo sua mistura com o diesel convencional em diferentes proporções, sem a necessidade de adaptações nos motores dos veículos.
A produção inicial do Diesel R5 começou na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, sendo posteriormente ampliada para a Replan. A Petrobras almeja iniciar a comercialização deste novo derivado na Replan até 2027.
Investimentos substanciais estão sendo direcionados para o segmento de biorrefino, com previsão de aportes de US$ 1,5 bilhão, como parte do plano estratégico que prevê um total de US$ 17 bilhões em Refino, Transporte e Comercialização (RTC) entre 2024 e 2028.
A Replan é uma peça fundamental na produção de diesel, com uma capacidade atual de até 24 milhões de litros diários. O diesel representa uma parcela significativa da produção, e a construção de uma nova unidade de hidrotratamento (HDT), prevista para operar a partir de 2025, promete aumentar essa capacidade em 10 milhões de litros por dia.
A Replan, com sua capacidade para processar 69 milhões de litros de petróleo por dia, desempenha um papel crucial ao atender a 30% do território brasileiro e fornecer diversos derivados para diversas regiões do país.
Fonte: BiodieselBR
Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!
Leia também: Diesel Verde: o combustível que pode contribuir para metas da Agenda 2030 da ONU
A partir de abril de 2023, as mudanças na forma de cobrança do ICMS sobre o óleo diesel e GLP entrarão em vigor, estabelecendo alíquotas únicas e monofásicas em todas as Unidades da Federação
28 de março, 2023
A Petrobras anuncia um aumento expressivo na produção de Diesel R renovável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e impulsionando a transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável
6 de fevereiro, 2024
A transição para o diesel verde é uma peça-chave na busca por um transporte mais sustentável e na redução das emissões de carbono. Saiba como essa mudança está impactando o setor de transportes e quais medidas estão sendo adotadas para um futuro mais limpo.
25 de outubro, 2023
Os indicadores têm apontado redução dos descontos do diesel russo que ocorreram no início do ano, porque o país anunciou que incluiria os derivados a serem exportados no pacote de cortes
16 de novembro, 2023
O Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) revela que, uma semana após a Petrobras reduzir os preços do diesel nas refinarias, os postos de abastecimento do Brasil testemunham um aumento nos valores, influenciado pelo ajuste de PIS/Cofins
9 de janeiro, 2024
A adição progressiva de biodiesel ao diesel apresenta desafios técnicos e operacionais, levantando preocupações sobre os impactos nos motores e na eficiência energética dos veículos, bem como nas operações dos revendedores e distribuidoras de combustíveis.
9 de abril, 2024